domingo, 28 de novembro de 2010

Se chegamos no Alemão, vamos chegar na Rocinha e no Vidigal, diz Beltrame

Uol/VS

Em entrevista concedida na noite deste domingo (28), José Mariano Beltrame, secretário de segurança do Rio, afirmou que "se chegamos no Alemão, vamos chegar na Rocinha e no Vidigal".

O secretário disse ainda que "não resolvemos todos os problemas", mas que as operações de hoje foram um grande passo. "Derrubou-se uma crença de invencibilidade", afirmou Beltrame. "Vencemos a mais importante e mais difícil batalha."

O secretário também afirmou que ainda não há um balanço completo da operação, uma vez que as buscas e apreensões continuarão nos próximos dias.

Respondendo sobre uma possível fuga de bandidos do Complexo do Alemão, Beltrame afirmou que "marginal sem arma, sem casa, sem território é menos marginal".

Neste domingo, a DRFP (Delegacia de Roubos e Furtos de Carga da Polícia Civil) apreendeu em uma só casa na favela da Grota sete toneladas de maconha. A droga estava distribuída pelos dez cômodos da casa. Além disso, a DRFP apreendeu em outras localidades cerca de 200 quilos de pasta de cocaína e mil tubos de lança-perfume.

Também neste domingo, foi preso Vitor Roberto da Silva, 27, conhecido como Vitinho, foi preso no Complexo do Alemão neste domingo (28) após uma denúncia anônima. Ele é um dos chefes do tráfico da comunidade Jorge Turco, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo a polícia, Vitinho teria tentado fugir ontem disfarçado com uniforme de funcionário responsável por pulverizar áreas no combate a mosquitos.

Outro traficante preso neste domingo foi Carlos Augusto, 31, conhecido como Pingo, um dos chefes do tráfico na Casinhas, no bairro de Inhaúma. Ele foi detido pela policia no morro dos Mineiros, no Complexo do Alemão. O traficante foi entregue por seu pai Ivanildo Dias Trindade. "É melhor entregar ele vivo do que morto", disse seu pai.

Pingo já tinha mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas e era procurado pelos policiais da 44ª DP. Ele estava tentando se esconder pendurado na janela de uma casa quando foi preso. Ele estava desarmado.

As forças de segurança que atuam no Complexo do Alemão também prenderam um dos assassinos do jornalista Tim Lopes, da TV Globo. Elizeu Pereira, conhecido como Zeu, participou do crime, cometido em 2002, e era membro da quadrilha de Elias Maluco, um dos chefes do Comando Vermelho.

De acordo com a polícia, Zeu estava em uma região chamada de Coqueiral e ameaçou resistir. Encontrado em casa, acabou se entregando e será preso. Ele é foragido da Justiça e cumpriu apenas cinco dos 23 anos de prisão aos quais estão condenado.

Investigações apontaram que Zeu comprou a gasolina que queimou Lopes, repórter policial que entrou disfarçado na favela para buscar informações sobre exploração sexual de menores em bailes funk patrocinados pelo tráfico.

Zeu estava foragido da polícia desde 2007, quando fugiu da prisão no primeiro dia após conseguir o direito do regime semiaberto. Ele cumpriu apenas cinco dos 23 anos a que foi condenado.

Nenhum comentário: